07/06/2012

Será um desfralde ou mera gracinha?



Bom meninas a Myrella deu pra arrancar as fraldas,isso anda acontecendo com frequência, principalmente se ela estiver com uma calça molinha,meia-calça,ou vestido...e lógico que ela faz isso quando não estou vendo kkkk,o problema é quando não vejo e ela sai espalhando xixi  pelo chiqueirinho,pelas bonecas,coberto,aff aqui em casa não tenho muito espaço para estender roupa,já que a minha área tive que diminuir para fazer meu quarto...Então nesse frio,chovendo o tempo todo,milhares de roupas para lavar,ela ainda me inventa essa....
O pior é que minha mãe conta que eu fazia isso também, bom na época minha mãe não usava fraldas descartáveis e eu já nem usava fraldas de pano,sei que ficava de calcinha,e que vire e meche fazia xixi,tirava e saia limpando tudo,imagina né,era xixi na porta da geladeira,armário..Definitivamente ela tem a quem puxar né?...kkk
Mas isso será um começo de desfralde ou apenas gracinha?Bom não sei mas estou querendo começar a ensinar ela a usar o peniquinho..Será que é cedo demais?Bom meu filho mais velho saiu das fraldas com 1 ano e 4 meses com sucesso depois de dois dias já não usava nem pra dormir,mas com os outros dois demorou bem mais viu...E vocês tem alguma mamãe que o bebê já foi desfraldado?Com quanto tempo aconteceu?




Li essa matéria no site do Baby Center e achei muito interessante....


Só inicie o processo do desfraldamento quando seu filho mostrar que está preparado. Veja abaixo alguns desses sinais. Você não precisa ter marcado absolutamente todos para começar. Procure identificar no seu filho a vontade de se tornar mais independente. 
Sinais físicos
Anda com firmeza, e até consegue correr.
Faz bastante xixi de cada vez (e não de pouquinho em pouquinho).
Faz um cocô razoavelmente sólido, em horários mais ou menos previsíveis.
Fica "seco" por pelo menos três ou quatro horas, ou seja, os músculos da bexiga conseguem segurar a urina.


Sinais de comportamento
Consegue ficar sentado na mesma posição por entre dois e cinco minutos.
Consegue abaixar e levantar as calças.
Fica incomodado quando a fralda está suja ou molhada.
Demonstra interesse nos hábitos de higiene (gosta de observar os outros irem ao banheiro ou quer usar cueca ou calcinha).
Não demonstra resistência à idéia de usar o penico ou a privada.
Está numa fase em que gosta de colaborar, e não numa fase "do contra".


Sinais cognitivos
Consegue seguir instruções simples, como "vá pegar aquele brinquedo".
Entende que cada coisa tem o seu lugar.
Tem palavras para xixi e cocô.
Entende os sinais físicos de que está com vontade de ir ao banheiro, e consegue pedir para ir (ou até segurar a vontade um pouco).



Como desfraldar meninas

Espere o momento certo 

O segredo do sucesso do desfraldamento é só começar com o processo quando a criança realmente já tiver capacidade física (controle esfincteriano) para segurar as necessidades. Embora existam crianças que conseguem fazer isso já com 1 ano e meio, outras só vão estar prontas depois de completar 3 anos. 
Você talvez já tenha ouvido falar que meninas largam as fraldas mais rápido quemeninos, o que é verdade. E crianças que já tenham irmãos mais velhos também levam menos tempo para desfraldar. 
Estudos já demonstraram que, quando se tenta adiantar o processo, o que acontece é que ele acaba levando mais tempo. Ou seja: o resultado é o mesmo, mas começar antes da hora dá muito mais trabalho, e é bem mais estressante para todos, além de poder gerar problemas futuros. 
A primeira coisa a fazer, portanto, é usar nossa lista de sinais para ver se sua filha está mesmo pronta para abandonar as fraldas. Se você acha que sim, ótimo. Agora o importante é iniciar o processo num momento bem propício. 
Verifique se a rotina dela está bem tranquila, sem grandes mudanças à vista. Novidades na escola ou na família tendem a atrapalhá-la. Preste atenção também para ver se ela dá abertura para essa grande mudança. O ideal é que ela não mostre resistência quando você mencionar o assunto. 
Deixe-a aprender pela imitação 
Se vocês ainda não fazem isso em casa, deixe que sua filha veja a mãe -- e o pai -- fazerem xixi. Ela vai notar que há diferenças no jeito de urinar, e essa já será uma ótima oportunidade para explicar como meninas e meninos usam o banheiro. 
Providencie o equipamento correto 
A maioria dos especialistas recomenda o bom e velho penico, que dá mais segurança à criança. O adaptador para o vaso sanitário é ótimo porque evita que a criança caia dentro do vaso e poupa você da operação de lavar o penico (principalmente quando se trata de cocô), mas pode assustar sua filha no começo. Você pode guardar essa opção para quando ela já estiver bem treinada. 
Um banquinho bem firme é uma boa idéia para este momento. Ele pode ajudar sua filha a alcançar o vaso sanitário, quando ela quiser experimentar a privada. Nesse caso, também serve para apoiar os pés enquanto estiver sentada lá. Mesmo antes disso, o banquinho vai ser útil na hora de lavar as mãos. 
Livros ou desenhos sobre o assunto podem ajudar, mas não são essenciais. 
Ajude sua filha a se acostumar ao penico 
Mostre a ela que o penico é dela. Deixe-a sentar lá de roupa e tudo, se ela quiser. Depois, com calma, sugira que ela experimente sentar sem a roupa. Não se assuste se ela estranhar (é gelado!). Não force, só incentive com bom humor. 
É preciso muito cuidado para não pressioná-la, pois esse é um dos maiores erros que os pais cometem. É uma tentação a que é difícil resistir. 
Caso ela se recuse a sentar no penico, brinque com uma boneca ou um bichinho de pelúcia, colocando-o para fazer xixi e cocô lá. Dá até para improvisar um peniquinho especial para o "amigo", se você achar que isso vai ajudar. 
Compre calcinhas "especiais" 
Se der, leve sua filha com você à loja para escolher calcinhas bem legais. Antes do passeio, conte a ela como vocês vão fazer uma coisa especial, porque ela já é uma menina grande e agora pode usar calcinha igualzinho à mamãe! 
Crie uma estratégia para o desfraldamento 
Em primeiro lugar, você vai ter de decidir se vai tirar a fralda diurna de uma vez só ou se vai fazer a mudança de forma gradual, colocando fraldas sempre que necessário. 
Tirar a fralda de uma vez só às vezes agiliza o processo, mas você tem que se preparar para um grande número de acidentes. A situação ideal para fazer isso é no calor, de preferência quando você for passar bastante tempo em casa, sem grandes compromissos (um feriado prolongado ou durante as férias). Existe a chance, se ela estiver realmente pronta, de em menos de uma semana o desfraldamento estar completo. 
A retirada gradual tende a demorar bem mais, mas se encaixa melhor na rotina e nos compromissos, como a escola, saídas para a casa da avó etc. Nesse caso, proponha deixá-la sem fralda por algum tempo sempre que puder, e faça bastante festa sempre que ela pedir para fazer xixi ou cocô no penico, ou quando a fralda ficar seca. 
As pull-ups, fraldas de treinamento que vestem como calcinhas, são boas para esta fase, porque não vazam se ela se esquecer de pedir, e podem ser baixadas e levantadas pela própria criança, o que não acontece com a fralda. O inconveniente é que elas são caras e mais difíceis de encontrar. 
Ensine-a a se limpar do jeito certo 
Uma das coisas mais importantes que você precisa ensinar à sua filha é a se limpar do modo correto. Explique que ela precisa passar o papel sempre da frente para trás, da vagina para o bumbum, e não o contrário, principalmente quando faz cocô. 
Assim, ela evita levar bactérias da região do ânus para a vagina e a uretra, o que pode causar infecções urinárias -- problema que parece ser mais comum em meninas na época do desfraldamento. 
Se você achar que está difícil para ela aprender a se enxugar corretamente, ensine-a a só encostar levemente o papel higiênico na vagina depois do xixi, sem fazer movimentos para frente ou para trás -- e peça a ela para chamar você para limpá-la depois do cocô. 
Caso sua filha de repente precise fazer xixi a toda hora, ou tenha vontades repentinas, reclame de dor ou comece a deixar escapar a urina depois de já estar bem treinada para usar o penico ou o vaso sanitário, é melhor levá-la ao médico para ver se não há uma infecção no trato urinário. 
Deixe-a circular pelada 
Esse é um jeito de evitar o xixi na calça. Aproveite dias de calor e deixe-a brincar pelada pela casa (ou, pelo menos, em algum lugar que não cause grandes prejuízos se ela fizer xixi no chão). No começo, as escapadas de xixi são inevitáveis, e assim você não molha tanta roupa -- e a criança não se sente tão mal por ter feito xixi na calça. 
Não se esqueça de comemorar muito sempre que ela fizer xixi ou cocô no lugar certo. Você pode dar prêmios, de preferência ligados ao fato de que agora ela é uma menina grande: o direito de ver um filme, de ficar acordada até mais tarde etc. 
Por outro lado, segure a ansiedade porque, se cada ida ao banheiro for a coisa mais importante da sua vida, ela vai perceber e ficar nervosa. É muita responsabilidade para uma criança tão pequena! 
Facilite as coisas 
Este não é o momento para usar jardineiras, macacões, vestidos complicados, meia-calça e calças com cinto. Prefira roupas de elástico, fáceis de pôr e tirar, e compre calcinhas larguinhas. 
Deixe o penico num lugar fácil. Mantenha a porta do banheiro aberta, e o penico num local acessível. 
Tudo menos demonstrar frustração ou raiva 
Todo o esforço pode ir rapidinho por água abaixo, por meses e meses, se você perder a paciência e fizer a criança se sentir mal porque o xixi ou o cocô escaparam. Mesmo as crianças mais treinadas têm acidentes de vez em quando. 
Segure a bronca com todas as suas forças, mesmo que sua filha esteja fazendo cara de paisagem, como se nada tivesse acontecido, e haja cocô por todo lado. Se as escapadas estiverem ficando frequentes demais e sua filha parecer não se importar, talvez valha a pena pensar em dar um tempo e só começar com o processo dali a alguns meses. 
Apele para a diversão 
Use a criatividade para aliviar o estresse do processo todo. Um produto de limpeza azul na água do vaso sanitário, por exemplo, pode encantar sua filha, pois ela vai descobrir que, se fizer xixi lá (ou despejar o xixi do penico), a água fica verde! 
Deixe livrinhos no banheiro para ela se distrair. Faça uma cartela de adesivos e vá dando adesivos de prêmio a cada xixi no lugar certo -- e um adesivo maior ou mais especial quando for cocô. 
Se só os adesivos não estiverem adiantando, prometa um prêmio maior (um brinquedinho ou um passeio) quando ela completar uma fileira, ou determinado número de adesivos. 
Saiba a hora de tirar a fralda da noite 
Quando sua filha estiver ficando sem fraldas o dia inteiro, você pode começar a pensar em tirar a fralda noturna. Mas espere até o desfraldamento diurno estar bem firme. 
Comece a observar, quando ela acorda, se a fralda está molhada. Há crianças que fazem xixi imediatamente ao acordar, por isso vale a pena olhar logo que ele desperta, e logo oferecer para levá-la ao banheiro. Só decida eliminar a fralda da noite quando perceber que ela acorda quase sempre com a fralda seca (três noites em cinco é uma boa medida). 
Pode demorar mais do que você imagina. O organismo pode ter dificuldade de segurar o xixi durante as fases de sono profundo. Se você tentou e os episódios de xixi na cama se transformaram em um transtorno para a família, simplesmente volte atrás, explique a ela que é melhor esperar um pouco e que logo o corpo dela estará pronto para tentar outra vez. 
Faça a festa quando as fraldas forem embora de vez 
Parabéns, sua filha já é quase uma moça! Elogie-a muito e deixe-a dar o resto do pacote de fraldas para um priminho menor, ou para outra criança mais nova. E comemore você também! Nada mais de troca de fraldas! Bom, você ainda tem de ajudá-la a se limpar na hora em que ela berra "Acabeeeeei!" lá do banheiro, mas isso é outra história...


10 comentários:

sheR disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Olha, viu!
Bem feito-to
Tal mãe, tal filha...
Aproveita a gracinha e tenta o desfralde, se der certo: Deu
se não der: um dia dá!
Eita Cumadre que essa minha afilhada ta uma graça ein!

Gira sol artes disse...

oiiii eu faço parte do blog ACHEI BLOG vim ter fazer uma visita e se tornar seguidora... Parabéns seu blog e bem organizadooo.
aproveito e te faço um convite para vc me fazer uma visita
http://solangearaujoramos.blogspot.com.br/
sucesso pra vc
bjs!!!

Val Araujo disse...

Ai ai, sinto informar mas é sapequice! kkkkk
A minha tbm faz isso ás vezes. Ela vai fazer 2 anos agora dia 21 e ainda não largou a fralda. Desde 1 ano q tento, mas ela se zanga e não aprende de jeito nenhum! Haja paciencia! Enquanto isso não acontece só nos resta ficar lavando xixi a toda hora, em toooodas as calcinhas e em toooodos os cômodos da sala rsrs.
Abração, sua gatinha é linda!

Val Araujo Design

Mamãe Carol disse...

rsrsrsrs ai Sher pra vc ver né ,verdade vou tentar sim mas agora tá difícil com esse frio viu...Oi Solange vou te visitar sim pode deixar..E Val verdade tb acho que agora ela não vai sair não,mas vamos tentar né pra ver....

Rafaela Martins disse...

Nossa adore o titulo kkkk

Ei my isso não pode fazer kkkkk

ai essas crianças me mata de rir bjooos!!!!

Carol Liôa disse...

amiga, pelo menos vc ja fez isso uma vez (ou melhor 3 né? rsrsrsrs) axo q vc poderia aproveitar e tentar sim, a Clarice tava com essa mania, mas agora q a gente ta no frio e ela ta sempre d roupa acabou né! mas eu penso se voltar pra fortaleza e ela recomeçar com isso vou tentar! rsrsrs bjsssss

Jamilly Mãe do Lucas Davi disse...

Aqui meu filho tb faz isso,arranca as fraldas e ainda por cima joga tudo pela janela!! O desfralde está sendo feito aos poucos,pois ele ainda dorme de fralda!! aproveita e tenta tb! bj
http://maedolucasdavi.blogspot.com.br

sheR disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
como a Lioa falou, pelo menos experiencia vc tem!
kkkkkkkkkkkk
bjO

Mamãe Carol disse...

Ai Sher experiencia eu até tenho,mas paciência essa foi embora kkkk e menino é bem mais complicado né de ensinar pq vc ensina ele a fazer sentado depois tem que ensinar a fazer em pé,talvez com ela seja bem mais fácil...

Mamãe Carol disse...

Ai Jamilly imaginei a cena dele jogando a fralda kkkk vc não mora em apartamento né?pq imagina cair na cabeça de alguém kkk...essas crianças fazem cada uma né?

você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




Ratings and Recommendations by outbrain